Ouvidoria

Programa

Serviços

SOBRE A OUVIDORIA

A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - FSCMPA tem como finalidades essenciais a Assistência, o Ensino e a Pesquisa, em consonância com o Perfil Assistencial na Atenção a Saúde da Criança, da Mulher e do Adulto, prestando serviços ambulatoriais e de internação. É um hospital que atende 100% do SUS, está cadastrado como referência na atenção à gestante de alto risco e ao recém nascido.
Articulada com o Governo Federal através do Ministério da Saúde vem desenvolvendo sua gestão a partir dos princípios previstos no Programa de Humanização, o que envolve o Serviço de Ouvidoria enquanto importante instrumento de gestão.
A Ouvidoria da FSCMPA funciona desde 16/10/2003 de fato, porém, só foi criada oficialmente através da Portaria Interna nº 748/2008, atendendo inúmeras solicitações internas e externas do Hospital. 

A Ouvidoria se estabelece como um canal de comunicação individualizado entre os usuários do serviço de saúde e a administração do FSCMPA, buscando sempre o equilíbrio das relações e o fortalecimento do compromisso entre ambos; pautados nos direitos humanos, no efetivo exercício da cidadania, e em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Política Nacional de Humanização.
 Cabe destacar outro desafio da Ouvidoria, qual seja o de sinalizar um melhor direcionamento às ações da administração no tocante ao atendimento, visando a manutenção da qualidade de seus serviços de assistência e de suas condições de trabalho.

Dentro dessa proposta de humanização,  mesmo o usuário não sendo atendido no seu clamor, demonstra satisfação em tomar conhecimento que existe um setor com representatividade dentro da instituição interessado em ouvi-lo e ser mediador dos seus conflitos ou dificuldades. Sendo, portanto, um dos fatores chaves de sucesso de uma Ouvidoria, o acolhimento e o atendimento dado a quem procura o seu serviço. 

OBJETIVOS

Garantir a escuta comprometida e qualificada de modo a estabelecer interação humanizada, cidadã e solidária, propiciando análises e respostas às manifestações;
Atuar como mediador em conflitos apresentados por usuários;
Estimular a participação social como forma de garantia de cidadania;
Potencializar a capacidade crítica e elevar o grau de exigência e satisfação do cidadão;
Disseminar informações sobre a Política Estadual de Saúde;
Aperfeiçoar e direcionar serviços oferecidos;
Participar da pesquisa de satisfação dos usuários; Realizar estudos e pesquisas no âmbito da ouvidoria; 
Subsidiar ações políticas e estratégicas no âmbito da Saúde Pública.

 

PÚBLICO ALVO

Servidores do quadro de pessoal da FSCMPA;
Servidores cedidos de outros órgãos;
Trabalhadores das Empresas Terceirizadas;
Residentes;
Estagiários;
Pacientes;
Acompanhantes;
Visitantes;
Comunidade em Geral.

 

FORMAS DE ATENDIMENTO:

Alô Ouvidoria: atendimento através do telefone 3251-2274 ou 3251-7274;

Correio Eletrônico: envio de mensagem através do E-mail: ouvidoria@santacasa.pa.gov.br 

Presencial:  atendimento e escuta individualizada;

Carta: envio de correspondência para Rua Oliveira Belo, nº 395, Umarizal, Belém, CEP: 66 050-380;

Ouvidoria Itinerante: o Ouvidor vai aos setores e enfermarias colher as manifestações, a partir de cronograma de visitas.

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

O atendimento presencial, o alô ouvidoria e ouvidoria itinerante funcionam:

08 às 18 horas, de segunda a sexta feira. Os demais atendimentos funcionam 24 horas.

 

LOCALIZAÇÃO DA OUVIDORIA:

Localiza-se em frente à praça, no interior da FSCMPA.