Pular para conteúdo

SOBRE A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

A Fundação é um órgão da administração indireta, vinculado a Secretaria de Estado de Saúde Pública. Foi certificada como Hospital de Ensino, conforme Portaria Interministerial MS/MEC n° 2378 de 26 de Outubro de 2004 e efetivado seu processo de Contratualização junto ao SUS por meio da Portaria 2.859/MS, de 10 de novembro de 2006.

UMA ÁREA DE 22 MIL METROS QUADRADOS E 482 LEITOS INSTALADOS

Mais antiga instituição de saúde do Norte do Brasil, a Santa Casa do Pará completou 368 anos de fundação no dia 24 de fevereiro. A entidade é quase tão antiga quanto a própria cidade de Belém, que, no último dia 12 de janeiro, completou 402 anos. Até por isso, foi o local onde nasceram muitos dos filhos ilustres da capital paraense, tais como o ex-governador Almir Gabriel, morto no dia 19 de fevereiro do ano passado; o médico e ex-jogador de futebol Sócrates Oliveira – mais conhecido como doutor Sócrates –, também já falecido, e a cantora Maria de Fátima Palha de Figueiredo, a Fafá de Belém.

Mãe acompanhando bebê na encubadora A maior maternidade Neo-natal do Norte.

No dia 16 de setembro de 2013, foi inaugurado o novo prédio da instituição: a Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel, inaugurada no último dia 16 de setembro. Também conhecida como Nova Santa Casa, o prédio conta com 406 novos leitos instalados em uma área de 22 mil metros quadrados. O complexo tem oito andares, com leitos, distribuídos nas alas de pediatria, neonatologia, UTI materna e pediátrica, maternidade, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), ala para o programa "Mãe Canguru" e acolhimento obstétrico. A infraestrutura do hospital, que envolve uma área construída de cerca de 26 mil metros quadrados, custou cerca de R$ 171 milhões e inclui, ainda, um heliponto, para facilitar a transferência de pacientes de outras localidades.

CARACTERIZAÇÃO

A FSCMP tem como finalidades essenciais: a Assistência, o Ensino e a Pesquisa, em consonância com o Perfil Assistencial na Atenção a Saúde da Criança, Atenção a Saúde da Mulher, e Atenção a Saúde do Adulto, prestando serviços ambulatoriais e de internação. É um hospital que atende 100% do SUS, está cadastrado como referência na atenção à gestante de alto risco e ao recém nascido.

Na área do Ensino e Pesquisa desenvolve os programas de Residência Médica em Pediatria, Neonatologia, Nefrologia Pediátrica, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Dermatologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica e Radiologia. 

CONHEÇA TAMBÉM

Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - 2019 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Bredi