A Santa Casa

A Santa Casa é uma organização tricentenária, que se renova a cada ano na busca constante em oferecer a melhor experiência aos usuários que necessitam de atendimento ambulatorial e/ou hospitalar. Fundada em 1650, a Santa Casa de Misericórdia no Pará foi o primeiro hospital de Belém, sendo que a primeira sede era localizada na área onde posteriormente foi construída a loja Paris n’América, no centro comercial de Belém. Em 1807, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia toma posse de todos os bens da Confraria da Caridade, como o Leprosário do Tucunduba, o Cemitério da Soledade, o Hospício dos Alienados, dentre outros. Sendo assim, passa a funcionar onde era o Hospital Bom Jesus dos Pobres, no largo da Sé, construído pelo bispo Frei Caetano Brandão com dinheiro de doações e popularmente conhecido como Hospital da Caridade. Mais tarde, como a Santa Casa não tinha prédio próprio, o patrimônio do Hospital da Caridade foi incorporado ao patrimônio da instituição. Já em 1900, a instituição foi transferida para onde funciona até hoje, no bairro do Umarizal em Belém do Pará.

Primeiro, foi chamada de Santa Casa de Misericórdia, depois, em 1890, recebeu o título de Associação Civil de Caridade Santa Casa de Misericórdia do Pará. Após 100 anos, em 1990, foi absorvida pelo Governo do Estado, o hospital passou a se chamar Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e teve sua estrutura organizacional alterada por meio da Lei Complementar 052/2006. Desde 1998, a fundação detém o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (UNICEF) aos estabelecimentos de saúde que mantêm iniciativas de sensibilização ao aleitamento materno e o Banco de Leite Humano, que é referência para a região Norte.

Nos anos 2000, já era considerada referência no atendimento a gestantes e crianças recém-nascidas. Em 2004, recebeu a certificação como Hospital de Ensino e Pesquisa. Em 2013, foi construída a Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel (UAG), um prédio de 07 (sete) andares, localizado no mesmo espaço o Hospital Centenário (HC), cujos espaços amplos e modernos, atendem mães, recém-nascidos e crianças até 11 anos e 11 meses.

Unidade Materno Infantil Dr. Almir Gabriel

No final de 2018 foi habilitado o serviço de Transplantes Renal Pediátrico e em 2019 foi realizado o primeiro transplante. O serviço é uma grande conquista para a nossa população que precisa desse tipo de atendimento e um conforto para as famílias que não precisam mais se deslocar para outros estados. Em 2020, a FSCMPA enfrentou talvez um dos maiores desafios de toda sua devido seus atributos, em março de 2020 foi designada pelo Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e Ministério da Saúde para ser referência no atendimento ao enfrentamento da pandemia pelo novo coronavírus, atuando nos casos de média e alta complexidade, no atendimento às pacientes grávidas suspeitas e positivas da Covid-19, leitos clínicos referenciados, além de suporte de UTI para pacientes regulados. A instituição mudou a rota do seu plano estratégico e se reinventou para replanejar novas estratégias em um curto período de dois meses para enfrentar o desconhecido, sempre alinhando suas ações às ações governamentais e sanitárias do Estado.

Em 2022, com o objetivo de proporcionar estruturas modernas e adequadas para melhor atendimento da população paraense, a instituição realizou grandes investimentos na reforma e ampliação de suas estruturas com a inauguração de serviços como: a Central Estadual de Transplantes do Pará (CET-PA), a nova Casa da gestante, bebê e puérpera, o novo Ambulatório de Pediatria e a agência do Banco do Estado (Banpará), todos completamente mobiliados e equipados para uso imediato. A instituição segue na busca contínua por oferecer serviços de excelência e atua de mãos dadas com o governo e sociedade civil, sempre com o olhar voltado para um futuro permeado de novas oportunidades e experiências sustentáveis. Nosso propósito é promover a saúde e o bem-estar da população paraense, oferecendo serviços de saúde de qualidade, acessíveis e humanizados. Somos uma instituição que busca incessantemente proporcionar uma assistência integral, atuando de forma ética, responsável e sustentável.

Valorizamos o respeito à dignidade e aos direitos dos pacientes, a promoção da equidade no acesso aos serviços de saúde e o trabalho em parceria com a comunidade e outras instituições para fortalecer a rede de atenção à saúde no Pará. Com paixão pela excelência e compromisso com a melhoria contínua, nos esforçamos para ser uma referência em saúde, contribuindo para o desenvolvimento social e o progresso da região.