Pular para conteúdo
28.AGO.19 NOTÍCIAS

Comitê de Humanização da Santa Casa vai abrir inscrições para voluntários

Desde 2013 mais de 700 voluntários já passaram pelo Grupo de Humanização da Santa Casa, o  “VOLUNTARIZAÇÃO ", um grupo voluntariado e de ensino, pesquisa e extensão que tem como base a Política Nacional de Humanização.  . Atualmente são cerca de 100 voluntários ativos, que desenvolvem atividades diversas voltadas aos pacientes, acompanhantes e servidores da instituição, atuando em 6 subgrupos: o HEducaS - que usa a educação em saúde como estrategia de Humanização; o Musicatezação -  que utiliza a música como recurso terapêutico humanizado; o HumanizArtes -  que desenvolve a ambiência e humanização atua por meio da arte e oficinas; a LeiturizAção - cuja ferramenta é a leitura; além do Humanidance - que utiliza a dança e o movimento como promoção de saúde e humanização e o PaHiaçoterapia - usa o palhaço como estratégia de acolhimento e humanização.

Duas vezes ao ano, o Comitê de Humanização abre inscrições para novos voluntários. O próximo período será aberto no dia 05 de setembro.

“ O primeiro critério para se tornar um voluntário da Santa Casa é ter amor no coração e compromisso. Mas nós precisamos avaliar se os candidatos a voluntários tem realmente perfil para participar do grupo, então, além de exigirmos alguns documentos para a inscrição, nós estabelecemos 10 metas que o candidato a voluntário deve cumprir para se inserir definitivamente no grupo. Essas metas estão inseridas nas políticas de saúde da Santa Casa  e  avaliam o protagonismo e a capacidade de persuasão dos candidatos.”, explica Clévia Dantas, terapeuta ocupacional e coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa.

Ítalo Santos, que está se formando como técnico em enfermagem, passou no teste e já atua como voluntário no Hospital. Para ele, essa é uma oportunidade de exercitar o cuidado com o outro. “ Fico muito feliz de poder ajudar mais as pessoas e contribuir com a melhoria da assistência dentro de um hospital que é essencialmente acolhedor”, afirma o estudante que participa ativamente das ações no hospital.

Acolhimento que está na origem do Grupo de Humanização da Santa Casa, conta Clévia Dantas. “Tudo começou com o gesto de gratidão de um usuário satisfeito com o atendimento e que teve o desejo de retribuir o bem que recebeu”, revela.

Os documentos necessários para a inscrição dos candidatos são: RG, Comprovante escolar ou do trabalho, Comprovante de Residência, Carta de intenção e uma foto 3x4.

 

Serviço:

Inscrições para novos voluntários do grupo de Humanização da Santa Casa

Período: 05 de Setembro a 05 de Outubro de 2019

Local: Comitê de Humanização da Santa Casa - Rua Bernal do Couto - Umarizal

Informações: 4009.2376

CONHEÇA TAMBÉM

Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - 2019 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Bredi