28.AGO.19 NOTÍCIAS

Comitê de Humanização da Santa Casa vai abrir inscrições para voluntários

Desde 2013 mais de 700 voluntários já passaram pelo Grupo de Humanização da Santa Casa, o  “VOLUNTARIZAÇÃO ", um grupo voluntariado e de ensino, pesquisa e extensão que tem como base a Política Nacional de Humanização.  . Atualmente são cerca de 100 voluntários ativos, que desenvolvem atividades diversas voltadas aos pacientes, acompanhantes e servidores da instituição, atuando em 6 subgrupos: o HEducaS - que usa a educação em saúde como estrategia de Humanização; o Musicatezação -  que utiliza a música como recurso terapêutico humanizado; o HumanizArtes -  que desenvolve a ambiência e humanização atua por meio da arte e oficinas; a LeiturizAção - cuja ferramenta é a leitura; além do Humanidance - que utiliza a dança e o movimento como promoção de saúde e humanização e o PaHiaçoterapia - usa o palhaço como estratégia de acolhimento e humanização.

Duas vezes ao ano, o Comitê de Humanização abre inscrições para novos voluntários. O próximo período será aberto no dia 05 de setembro.

“ O primeiro critério para se tornar um voluntário da Santa Casa é ter amor no coração e compromisso. Mas nós precisamos avaliar se os candidatos a voluntários tem realmente perfil para participar do grupo, então, além de exigirmos alguns documentos para a inscrição, nós estabelecemos 10 metas que o candidato a voluntário deve cumprir para se inserir definitivamente no grupo. Essas metas estão inseridas nas políticas de saúde da Santa Casa  e  avaliam o protagonismo e a capacidade de persuasão dos candidatos.”, explica Clévia Dantas, terapeuta ocupacional e coordenadora do Comitê de Humanização da Santa Casa.

Ítalo Santos, que está se formando como técnico em enfermagem, passou no teste e já atua como voluntário no Hospital. Para ele, essa é uma oportunidade de exercitar o cuidado com o outro. “ Fico muito feliz de poder ajudar mais as pessoas e contribuir com a melhoria da assistência dentro de um hospital que é essencialmente acolhedor”, afirma o estudante que participa ativamente das ações no hospital.

Acolhimento que está na origem do Grupo de Humanização da Santa Casa, conta Clévia Dantas. “Tudo começou com o gesto de gratidão de um usuário satisfeito com o atendimento e que teve o desejo de retribuir o bem que recebeu”, revela.

Os documentos necessários para a inscrição dos candidatos são: RG, Comprovante escolar ou do trabalho, Comprovante de Residência, Carta de intenção e uma foto 3x4.

Serviço:

Inscrições para novos voluntários do grupo de Humanização da Santa Casa