Pular para conteúdo

Sobre a Residência Médica

A Residência Médica constitui modalidade de ensino de Pós-Graduação lato sensu, caracterizada pela formação treinamento em serviço, considerada o “padrão ouro” da especialização médica. Funcionando sob a responsabilidade das Instituições de Saúde em consonância com a Lei nº 6.932 de 07/07/1981 e Decreto nº 80.821 de 05/09/1977, obedecendo as diretrizes.

A Santa Casa de Misericórdia do Pará, juntamente com a Universidade Federal do Pará foram as pioneiras a implantarem os Programas de Residência Médica no Estado. O primeiro programa que entrou em funcionamento foi o de Pediatria em 1977. Hoje conta com doze programas credenciados pela CNRM/MEC, assim distribuídos:

Programa Vagas Período
Pediatria 10 2 anos
Cirurgia Pediátrica 2 3 anos
Ginecologia e Obstetrícia 10 3 anos
Clínica Médica 12 2 anos
Cirurgia Geral 6 2 anos
Radiologia 2 2 anos
Neonatologia 5 2 anos
Nefrologia Pediátrica 2 2 anos
Anestesiologia 4 3 anos
Hepatologia 2 2 anos
Medicina Intensiva Adulto 3 2 anos
Medicina Intensiva Pediatrica 3 2 anos

Dos 421 profissionais que concluíram os programas, mais de 80% encontram-se atuando em Instituições Públicas e Privadas da capital e interior do Estado do Pará e Região Amazônica, o que pressupõe a importância destas instituições formadoras uma vez que estas qualificam os profissionais e favorecem o aumento da produção científica na área de saúde. Os Programas de Residência são coordenados pela Comissão de Residência Médica – COREME, de acordo com a Legislação deliberada pela Comissão Nacional de Residência Médica CNRM/MEC.

Formatura dos Residentes

Alunos da Residência Médica Formandos

Maiores informações

Fone: (91) 4009-2303
E-Mail: coreme@santacasa.pa.gov.br ou coreme.santacasa@yahoo.com.br

CONHEÇA TAMBÉM

Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - 2019 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Bredi