Pular para conteúdo
17.FEV.14 NOTÍCIAS

Cirurgia rara é realizada com sucesso na Santa Casa

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Foi realizada na Fundação Santa Casa na semana passada uma cirurgia de alto risco em uma criança que nasceu na maternidade, cuja mãe veio do município de Moju. A equipe, liderada pelo médico cirurgião Maurício Iasi, foi responsável pela cirurgia complexa que durou quatro horas.

Segundo o cirurgião, a estrutura da Santa Casa possibilitou que a cirurgia de alto risco fosse realizada com êxito. "Em outros centros de excelência no Brasil, isso é possível ser feito. A Santa Casa é um desses lugares", elogiou Maurício Iasi. De acordo com o médico, além do desafio da cirurgia, a logística para a realização do procedimento também é complexa.  "Eu diria que poucos lugares no estado do Pará se consegue juntar todas essas coisas ao mesmo tempo, me refiro aos cuidados do parto, os cuidados intensivos neonatais, sobre a cirurgia pediátrica em todas as suas fases, o suporte operatório, somar tudo isso, ao mesmo tempo, é um desafio logístico muito grande", avaliou o médico
A doença não foi diagnóstica no pré-natal, como recomenda o médico. O diagnóstico poderia ser feito por meio de exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia, ainda no período pré-natal. A mãe explicou que o pré-natal foi realizado na sua cidade de origem. Ainda de acordo com ela, sua gravidez completou o ciclo de nove meses. O bebê está internado na Unidade de Tratamento Intensivo da Unidade Dr. Almir Gabriel.

Texto: Nilson Cortinhas
Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

CONHEÇA TAMBÉM

Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - 2020 © Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Bredi